quarta-feira, 26 de novembro de 2008

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Curiosidades: lucy, (Australopithecus)

Lucy foi o primeiro hominideo. Foi encontrada em Hadar, no deserto de Afar (Etiópia. quando uma equipa de arqueólogos fazia escavações. Chama-se Lucy por causa da música "Lucy in the sky with diamonds" da banda britânica 'The Beatles', e por terem definido-a como uma fêmea. Em 1924, na África do Sul, um pesquisador australiano chamado Raymond Dart descobriu um crânio com tamanha intermediário entre o dos humanos e o dos chimpanzés. Ele denominoua nova espécie de Australopithecus, que significa "macaco do Sul".

Valley africano


O Grande Vale do Rift é um complexo de falhas tectónicas criado há cerca de 35 milhões de anos com a separação das placas tectónicas africana e arábica. Esta estrutura estende-se no sentido norte-sul por cerca de 5000 km, desde o norte da Síria até ao centro de Moçambique, com uma largura que varia entre 30 e 100 km e, em profundidade de algumas centenas a milhares de metros.

Bacias transtensionais



Compressão e espessamento do bloco continental (com adição de material vulcânico). Deslocamento lateral por empurrão na retaguarda da cordilheira.

Bacias colisionais


Tipos de bacias:

-Bacias de fossas: As bacias associadas a fossas são profundas, com algumas dezenas de kms de largura e centenas a milhares de km de comprimento.

-Bacias de antearcos: prismas acrescionais por vezes afloram e formam cadeias de ilhas.

-Bacias de pós-arco:ocorrem quando a placa superior de sistema de arco/fossas sobre extensão, uma região falhada de formação de crosta é gerada.

-Bacias de retro-arco continental (ANTEPAÍS): Compressão e espessamento do bloco continental (com adição de material vulcânico). Deslocamento lateral por empurrão na retaguarda da cordilheira.

Bacias extensionais: bacias de margem passiva


• As bacias de margem passiva desenvolvem-se nas bordas das margens continentais, sofrendo subsidência devido ao resfriamento litosférico e a carga sedimentar;

• As bacias oceânicas são dominadas pela deposição profunda nas regiões centrais e depósitos sedimentares orginiados por correntes de turbidez submarinas próximo às margens

•A margem passiva propriamente dita compõe-se da plataforma e talude, e pode ser caracterizada por deposição de sedimentos siliciclásticos e carbonáticos

Bacias extensionais


•As bacias nos riftes desenvolvem-se na crosta continental durante o movimento extensional principiante, que caso continue indefinidamente acabará por gerar uma bacia oceânica flanqueada por margens continentais passivas.

•As bacias nos riftes consistem num “graben”*ou meio-graben separados de “horsts”** por falhas normais, podendo ser preenchidas por sedimentos marinhos e continentais

•Se o processo de rifteamento cessar, uma bacia intracratônica pode surgir com o resfriamento da crosta – gera depressões amplas e rasas.

*Graben ou fossa tectónica é a designação dada em geologia estrutural a uma depressão de origem tectónica.

**Horst é a designação dada em geologia estrutural e em geografia física a um bloco de território elevado em relação ao território vizinho por acção de movimentos tectónicos.

Classificação das bacias sedimentares

1 -Margens Construtivas(BACIAS EXTENSIONAIS): produzem uma série genética de bacias que se iniciam num vale de rift e terminam em bacias oceânicas.


2 -Margens Destrutivas(BACIAS COLISIONAIS): produzem bacias associadas a zonas de subducção, bacias de expansão intra-arcos, bacias de expansão de contra-arcos, bacias de empurrão de contra-arco.


3 -Margens Transformantes(BACIAS TRANSTENSIONAIS): bacias são formadas por deslocamentos laterias dos blocos ao longo de falhas transformantes.



BACIAS INTRACRATÔNICAS: formadas em locais distantes das margens continentais, com subsidência aparentemente relacionada a movimentos do manto

O que são bacias sedimentares?

*Áreas com dimensões de 103-104 km2 que representam um núcleo de acumulação de sedimentos de grandes intervalos de tempo.

*As bacias ocorrem em várias formas e formam-se em resposta a uma
variedade de processos tectônicos e isostáticos.

*Algumas bacias são preenchidas com sedimentos exclusivamente terrestres, enquanto outras apresentam sedimentos marinhos;

*várias bacias contem sedimentos de ambas as origens.

*A cargade sedimentos induz a processos de subsidência, que mantém o espaço de acomodação e a capacidade da bacia de receber sedimentos –continua subsidência e criação de depósitos de sedimentos cada vez mais espessos.

Riftes continentais


Fratura na crosta continental, provocada por forças tectônicas de tração, que levam ao desenvolvimento de vales profundos (rift valley). São vales onde predominan falhas de gravidade, com rejeitos normais, blocos deprimidos (graben) e elevados (horst). Estes vales são locais de grande acumulação de sedimentos e sua evolução leva ao surgimento de margens continentais passivas, como as atuais costas atlânticas brasileira e africana.
A etapa inicial de formação de um oceano pode-se observar nestes dois locais:


Lago Baikal, sudoeste da Sibéria




valley africano

Nascimento de um oceano

O magma, em ascensão apartir do interior da terra, abala e fragiliza a crosta e um continente, que está prestes a partir-se em dois



Os blocos da crosta continetal, aquecida e abaulada, fracturam-sa, separam-se e afundam-se, dando lugar a um vale de rifte.


Os blocos continetais afastam-se em direcçõs opostas, ao mesmo tempo que a lava surge do rifte. A água do mar ocupa a depressão.



ao longo da zona do rifte vai-se criando uma dorsal oceânica, com dezenas de milhões de anos de idade. Como a lava se une em igual quantidade às duas placas em separação a expansão dos fundos oceanicos costuma ser simétrica.

domingo, 23 de novembro de 2008

O que são riftes?


*Rifte (do inglês "rift") é a designação dada em geologia às zonas do globo onde a crosta terrestre, e a litosfera associada, estão a sofrer uma fractura acompanhada por um afastamento em direcções opostas de porções vizinhas da superfície terrestre.

*Quando as placas tectônicas migram em sentidos opostos, ou seja, apresentam um sentido de movimentação divergente, ao longo da zona de separação entre estas placas gera-se uma imensa fenda através da qual o magma migra em direcção à superfície.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rift